O que é SEM?

Para um termo que existe desde 2001, ainda há muitas pessoas perguntando “o que é SEM (Search Engine Marketing) ?”

 

SEM significa marketing em mecanismos de busca. Como é na maioria das vezes usado hoje em dia, o SEM descreve apenas a parte do marketing baseada em dinheiro através de um mecanismo de pesquisa paga.

 

O SEM envolve a compra de anúncios CPC (custo-por-clique) exibidos em uma página de resultados de mecanismos de pesquisa (SERP, abreviado). Os anúncios podem ser colocados por meio do Google Ads, Bing Ads ou outros mecanismos de pesquisa.

 

O que é SEM

 

Você sabe que está fazendo SEM se …

 

Quando você dá dinheiro a um mecanismo de pesquisa para aparecer em sua SERP, está fazendo o SEM.

 

As preocupações comuns do Search Engine Marketing são o custo por clique e o custo por aquisição (CPC e CPA). Eles indicam quanto dinheiro está sendo gasto em publicidade de pesquisa e se o retorno vale a pena. Ao começar a implementar anúncios nos mecanismos de pesquisa, considere como os anúncios dinâmicos podem sobrecarregar suas campanhas de SEM.

 

Alguns outros termos importantes usados ​​no mundo do SEM incluem:

  • Retargeting
  • Segmentação geográfica
  • Dayparting
  • Segmentação demográfica
  • Segmentação para celular
  • e muitos mais

 

Search Engine Marketing é a área em que os mecanismos de pesquisa ganham a maior parte de seu dinheiro. Como resultado, a publicidade de pesquisa paga exige precisão para que o dinheiro do anúncio não seja desperdiçado. Isso faz do Search Engine Marketing uma especialidade de marketing de mudanças rápidas, uma das fronteiras mais interessantes da pesquisa.

 

O “Marketing do Mecanismo de Pesquisa” inclui SEO?

A resposta curta é não. SEM e SEO são agora dois papéis diferentes.

 

A resposta mais longa é: “Não é mais, mas é complicado”.

 

Quando Danny Sullivan criou o Search Engine Marketing em 2001, ele o usou como um exemplo para descrever todos os esforços que incentivavam o tráfego do site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa – incluindo iniciativas de pesquisa paga e orgânica. De acordo com Danny, então, o pessoal de SEO e PPC trabalhava no marketing de mecanismos de busca. Simples. Claro. Essa definição foi aceita pela indústria na época.

 

No entanto, nos 18 anos desde então, o entendimento comum do termo SEM mudou.

 

O que causou essa mudança? Algumas causas possíveis incluem a página da Wikipedia no Search Engine Marketing sendo totalmente inclinada para esforços pagos; Impulso do Yahoo de sua solução PPC (Pagamento por Clique); e a sopa geral do alfabeto de siglas de marketing confusas. (Para um histórico detalhado do termo SEM, consulte o resumo de Danny de 2010).

 

Seja qual for o motivo, a resposta à pergunta “o que é SEM” mudou definitivamente. SEM agora significa pago.

BANNER - SEO Growth StationPowered by Rock Convert

 

Hoje, quando você for para o Search Engine Land, encontrará o SEM definido desta maneira:

 

“SEM (Search Engine Marketing) é o processo de obter tráfego no site comprando anúncios nos mecanismos de pesquisa.”

 

Isso inclui claramente o pagamento por clique, anúncios de pesquisa local, anúncios da lista de produtos e todos os esforços de publicidade com relação aos mecanismos de pesquisa.

 

E o “Marketing de Pesquisa”?

 

No lugar de Search Engine Marketing como um termo genérico, a indústria cunhou a frase “marketing de pesquisa” (sem “mecanismo”).

 

Search Engine Marketing

Observando novamente o SEO , a definição de marketing de pesquisa é:

 

“O marketing de busca é o processo de obter tráfego e visibilidade dos mecanismos de busca por meio de esforços pagos e não pagos”.

 

Você pode reconhecer essa definição como o significado original de Danny para SEM.

Definindo SEM para o futuro

 

Levante a mão se você acha que “SEM” está evoluindo. Qualquer um?

Vejo sinais de que o Search Engine Marketing expandirá de significado no futuro.

Em 2019, as conferências de marketing de pesquisa incluem mais do que apenas publicidade em mecanismos de pesquisa na faixa chamada “SEM”.

Anexo A: SMX West

A próxima conferência SMX West divide suas trilhas em SEO (orgânico) e SEM (pago). Então essa divisão é clara. Você pode esperar aprender sobre a classificação orgânica na faixa de SEO. Na trilha do SEM, as sessões se concentram em tópicos de PPC, como melhorar uma campanha do Google Ads.

O que chama a atenção é a adição de plataformas de publicidade além do Google e Bing. As sessões na faixa Search Engine Marketing também falam sobre:

  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • Amazônia


Pelo menos no contexto de conferências, SEM pode significar qualquer variedade de posicionamento de anúncios online. 
(Isso é um pouco contra-intuitivo.)

As sessões não são mais focadas apenas no Google e no Bing. Eles abrangem estabelecimentos que não são de pesquisa e também aceitam anúncios.

Isso levará a outra mudança na definição de Search Engine Marketing? Ou será que outro termo assumirá inteiramente para encapsular o mundo sempre em evolução e sempre emocionante do marketing na internet?

O escopo do que fazemos como profissionais de marketing de pesquisa aumentou. O mesmo vale para as nossas definições.

O marketing de busca, na minha opinião, agora precisa incluir mais do que apenas SEO orgânico e SEM pago nos principais mecanismos de busca. Também envolve vídeo, problemas no servidor, desempenho do site, voz, YouTube, Amazon e a lista continua.

Uma coisa é certa – a indústria de pesquisa continua se desenvolvendo. O mesmo acontece com a linguagem que usamos para descrevê-la.

Se você se perguntar o que é SEM daqui a dez anos e descobrir que a resposta mudou mais uma vez, pelo menos você não ficará surpreso.

Espero ter contribuído com o conteúdo! 😉